SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM
Modelo da estrutura interna e medidas
que o sustentam
SONDAGEM: Através de perguntas sondamos os
pré-conhecimentos dos alunos.
1)
Como
seria a forma da Terra?
2)
O
que você acha que tenha no interior da Terra?
3)
Chegamos
ao Japão cavando?
PROBLEMATIZAÇÃO: Continuando com as perguntas, só que
agora confrontando com as respostas anteriores para direcionar os pensamentos
para os pontos que queremos esclarecer.
1)
Por
que a Terra não tem forma disforme?
2)
Dentro
dela (da Terra) é tudo sólido?
CONTEXTUALIZAÇÃO: As perguntas são mais pontuais. Uma
pesquisa é solicitada para que os alunos tragam quaisquer dados sobre os temas
trabalhados: figuras, textos, reportagens, frases, gráficos,... Busca de
informações diversificadas.
1)
Existe
vulcão no Brasil? Debaixo d’água?
2)
O
que é gravidade?
APRENDIZAGEM
SIGNIFICATIVA: Há o
casamento de ideias e a construção do conhecimento (conceitos).
SISTEMATIZAÇÃO: Nesta etapa ocorre a organização de
ideias através das anotações por: tabela comparativa, construção de maquetes,
resumos, roteiros, mapa conceitual.
APLICAÇÃO DO
CONHECIMMENTO:
Estudar os outros astros.
AVALIAÇÃO: Efetuada durante todo o processo de
ensino-aprendizagem e de atividades individuais orais e escritas. Havendo
necessidade haverá a retomada de conteúdos, como recuperação contínua.
Todo o trabalho deve ser coletivo e os alunos com maiores
dificuldades deverão estar em duplas produtivas e/ou recebem atenção mais
específica em alguns momentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário