quinta-feira, 3 de outubro de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Modelo da estrutura interna e medidas que o sustentam
SONDAGEM: Através de perguntas sondamos os pré-conhecimentos dos alunos.
1)    Como seria a forma da Terra?
2)    O que você acha que tenha no interior da Terra?
3)    Chegamos ao Japão cavando?
PROBLEMATIZAÇÃO: Continuando com as perguntas, só que agora confrontando com as respostas anteriores para direcionar os pensamentos para os pontos que queremos esclarecer.
1)    Por que a Terra não tem forma disforme?
2)    Dentro dela (da Terra) é tudo sólido?
CONTEXTUALIZAÇÃO: As perguntas são mais pontuais. Uma pesquisa é solicitada para que os alunos tragam quaisquer dados sobre os temas trabalhados: figuras, textos, reportagens, frases, gráficos,... Busca de informações diversificadas.
1)    Existe vulcão no Brasil? Debaixo d’água?
2)    O que é gravidade?
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: Há o casamento de ideias e a construção do conhecimento (conceitos).
SISTEMATIZAÇÃO: Nesta etapa ocorre a organização de ideias através das anotações por: tabela comparativa, construção de maquetes, resumos, roteiros, mapa conceitual.
APLICAÇÃO DO CONHECIMMENTO: Estudar os outros astros.
AVALIAÇÃO: Efetuada durante todo o processo de ensino-aprendizagem e de atividades individuais orais e escritas. Havendo necessidade haverá a retomada de conteúdos, como recuperação contínua.

Todo o trabalho deve ser coletivo e os alunos com maiores dificuldades deverão estar em duplas produtivas e/ou recebem atenção mais específica em alguns momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário