quinta-feira, 3 de outubro de 2013

MINHAS PARTICIPAÇÕES EM FÓRUNS SOBRE LEITURA 

Oi pessoal! Sou readaptada há muitos anos, mas quando comecei a lecionar lá em Paranapiacaba, existiam no laboratório da escola, uns livrinhos sobre como foram realizadas as grandes descobertas em ciências. Não me lembro o nome da coleção, mas sei que eram muito eficientes. Estes livrinhos chamavam a atenção dos alunos porque eram bem coloridos, tinham vários desenhos, os textos eram bem simples e diretos, não havia dificuldades para as crianças entenderem. Mas com o tempo o laboratório foi desmontado e não sei onde colocaram aqueles livrinhos, só sei que foram bons para instigar a curiosidade dos alunos.  

Quando estava no ginásio, na minha adolescência, os professores pediram para lermos Machado de Assis e José de Alencar. Estes autores sempre foram muito difíceis para a maioria das crianças, eu também tinha uma enorme dificuldade em compreender o que eles escreviam. Algumas vezes começava ler livros como por exemplo Dom Casmurro, mas não conseguia ir até o final. Como o professor pedia resumos e fichas sobre os livros, eu pedia ajuda para alunos que conseguiam ler os livros. Depois de alguns anos, já fazendo o colegial, li os livros (de José de Alencar) Iracema, A pata da gazela, Cinco minutos, A viuvinha, Lucíola, O tronco do Ipê, O Guarani, Senhora. Li também (de Machado de Assis) Dom Casmurro, Iaiá Garcia, O alienista, Helena, Memórias póstumas de Brás Cubas, A mão e a luva. A leitura sempre nos mostra que temos muito a aprender, e isso é maravilhoso. 

Estes autores foram difíceis na minha adolescência, mas a minha mãe sempre me incentivou muito. Ela sempre gostou muito de ler, ela lia tudo, não tinha preferência. Percebi com o decorrer do tempo que ela ficava muito mais comunicativa, conversava sobre tudo, não tinha assunto difícil para ela. Ela sempre foi o meu exemplo. Por isto eu e meu irmão nos interessamos bastante por estas joias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário